Blog

A importância em identifica e medir talentos

Afinal, qual a importância em identifica e medir talentos? Muitas organizações possuem ferramentas e indicadores que medem as habilidades, conhecimentos e qualidades das pessoas que integram seu time, porem o quanto dessas informações realmente indicam alguma coisa?

É necessário usar os dados de forma inteligente o que chamamos de “Inteligência de Talentos”, existem diversas ferramentas para a coleta dessas informações, mas identificar quais são as competências necessárias para a empresa e suas atividades é primordial para o uso mais adequado e racional.

Com isso, o processo de recrutamento e seleção de novos candidatos fica mais assertivo, o processo de promoção e sucessão de candidatos internos é otimizado e auxilia as lideranças a tomarem decisões certas.

A Administração de Talentos nas organizações é o que assegura bons resultados e garante uma boa execução dos processos internos, apesar da gestão de talentos ainda não ser muito reconhecida, ela é peça fundamental para a gestão de talentos.

No ocidente, apenas 18% das empresas dizem possuir talento suficiente em seu quadro de pessoal para atender as necessidades futuras dos negócios, e mais da metade relata que sua empresa está ficando para trás por falta de talento para a liderança.¹  Impulsionada por toda atenção e investimento, a gestão de talentos está mudando, sendo cada vez mais conduzida por dados, que tornam-se  moeda corrente, e a análise estatística de dados da mão de obra é o conceito da moda atualmente.

Para administrar talentos e tomar boas decisões é preciso saber o que você necessita, o que tem disponível internamente e no mercado, e quais são os espaços ociosos e as suas competências necessárias para identificar e alocar o melhor profissional para aquela posição.

Mas essa oportunidade só poderá ser aproveitada se a medição de talentos funcionar e produzir informações de boa qualidade, e é nesse ponto que as coisas ficam preocupantes. O mercado possui uma infinidade de ferramentas de medição, tem para todos os gostos, mas o que falta são profissionais preparados para identificar e medir tais qualificações. Hoje as Instituições de Ensino não conseguem preparar os profissionais para o ambiente corporativo atual, ambiente que muda constantemente, por isso a solução é buscar especializações e treinamentos técnicos para capacitar e preparar tais profissionais e lideranças.

No próximo artigo falaremos porque a medição de talentos muitas vezes não funciona, porque é tão complexa e como é difícil saber exatamente o que funciona nas organizações. Não deixe de acompanhar nossos artigos no site da Across Consultoria Estratégica.

¹Boatman, J. e Wellins, R. S., Global Leardeship Forecast (Pittsburgh, PA: Development Dimensions International, 2011)

Voltar

 

Compartilhe no WhatsApp