Blog

Tecnologia em Excesso atrapalha a produtividade

Com o advento da tecnologia executamos mais tarefas em muito menos tempo, o ganho em escala e o aumento da qualidade e produtividade nunca alcançaram tais patamares até os dias atuais, porem o que temos percebido em algumas empresas é que em alguns casos, o excesso de tecnologia pode atrapalhar a produtividade humana.

Não há como negar que o desenvolvimento tecnológico tem sido muito importante para a humanidade, as empresas conseguem desempenhar com precisão de tempo e qualidade a produção de produtos que levariam muito mais tempo para serem realizados por mãos humanas e quem sabe, não na mesma quantidade e qualidade.

Ok, resguardados os direitos conquistados pelo avanço tecnológico, vamos falar agora sobre algumas atitudes do comportamento humano que causam prejuízos a nós mesmos, nesse caso não é a tecnologia a culpada pelos problemas apresentados, mas a nossa ansiedade por controle total de todas as coisas, e a nossa capacidade de distração e perder o foco para o que é mais importante para o momento.

Como assim?!

Algumas empresas tem investido em recursos cada vez mais aprimorados de gestão, sistemas que apresentam indicadores e painéis de controles e alimentação de dados tão minuciosos que beiram a completos exageros. Fazendo Gestores e Colaboradores dedicarem tanto tempo a preenchimento de informações e análises de resultados que muitas vezes não dizem nada.

O tempo investido em controles é maior do que o tempo gasto no desenvolvimento de estratégias e ações para obtenção de resultados? Então, reveja seus processos, a sua empresa está perdendo produtividade com excesso de controles.

Porem caso isso não esteja ocorrendo devido aos controles e sistemas em excesso e sim ao excesso de contato com a tecnologia na sua empresa, então é hora de estabelecer limites. Vemos empresas com wifi liberada sem restrições, seja no computador ou dispositivos móveis, sabemos que o ser humano gasta muito tempo olhando o seu smartphone a cada cinco minutos, e quando algo o entretém toma mais tempo e concentração que deveria.

Estudos tem sido realizados para analisar o impacto da acessibilidade no dia a dia do ser Humano, é preciso ir com cautela pois muitos negócios também são realizados via web e o estimulo a criatividade pode ser desenvolvida em um ambiente muito mais estimulante e livre de restrições, mas como comentei com muita cautela, pois a mesma liberdade oferecida pode se tornar perda de produtividade.

Invista em tecnologia, é muito importante ter controles e estar alinhado as novas tendências e formas de gestão mais avançadas do mercado, mas também invista em treinamento e capacitação, o comportamento humano necessita ser melhorado, aprimorado e precisa estar alinhado as diretrizes de resultados da organização.

Voltar

 

Compartilhe no WhatsApp